Portugal Rebelde, o blogue de António Manuel Almeida, professor de Peso da Régua e verdadeiro apaixonado pela música, particularmente portuguesa, evolui para um programa de rádio. Com o sucesso do programa, surgiu a necessidade e oportunidade de gravação do álbum “Portugal Rebelde Colectânea”, uma compilação dos temas em destaque no programa.

Almeida defende que a grande mais-valia do seu blogue deriva deste ser «essencialmente… um espaço de fácil leitura», onde se homenageia as novas bandas. O professor acredita que o seu blogue continuará a crescer, pois trata-se de um projecto em que acredita, onde existe um público jovem que gosta e compra música portuguesa e que «há excelentes jovens músicos que o país precisa urgentemente de descobrir».

Depois de no seu blogue ter criado «…um espaço de referência para os músicos e o público que consome música portuguesa…», Almeida foi convidado pela Douro FM para transmitir “Portugal Rebelde”, com emissão nos distritos de Vila Real, Viseu, Porto, Guarda e Bragança, às quartas-feiras, entre as 22 e as 24 horas.

No que concerne ao programa, António considera que «o grande objectivo deste espaço … é dar voz aos músicos portugueses e, por isso, há sempre duas entrevistas nas emissões … Para além das bandas “consagradas”, o grande destaque vai, uma vez mais, para os novos projectos da música portuguesa.

Almeida afirma que com este CD engloba 12 nomes, «nomes esses que são o rosto de uma nova geração de músicos, capazes de garantirem que a Música Portuguesa tem futuro!»

Acrescenta que «Este projecto, é também uma oportunidade para o Douro se afirmar com uma “colheita vintage”, no que toca à produção nacional.»

Alinhamento Musical de “Portugal Rebelde Colectânea”, do Portugal Rebelde:
01. TRABALHADORES DO COMÉRCIO: NO COLO DO DOURO
02. OS GOLPES: O ARRAIAL
03. OS TORNADOS: CATRAIA
04. DIABO NA CRUZ: OS LOUCOS ESTÃO CERTOS
05. FEROMONA: MUSTANG
06. LUDO: A MINHA GRANDE CULPA
07. A JIGSAW: RED PONY
08. MINTA: LARGE AMOUNTS
09. NOISERV: TOKYO GIRL
10. THE PARTISAN SEED: OFELIA (AGAIN)
11. MÁRCIA: UM PASSO
12. M-PEX: PHADO MEHNOR

Fontes:
http://blogs.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendId=176271410&blogId=495588389